sábado, 4 de abril de 2009

Alunos da escola estadual Castelo Branco continuam sem aulas

Uma nova audiência foi realizada na manhã desta quinta-feira, 2, para tratar da situação da escola estadual Castelo Branco, localizada no Bairro Industrial. As aulas foram suspensas devido às condições precárias da estrutura da unidade de ensino. Na ocasião o promotor de justiça, Fausto Valois, solicitou que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) providenciasse, até o dia 20 de abril, um local provisório e adequado para que as aulas sejam retomadas.



Alunos, funcionários e professores estão revoltados com a atual situação da escola e dizem que não há mínima condição de segurança e higiene no local. Durante audiência professores e alunos se pronunciaram e exigiram uma reforma urgente no local. “É humilhante ter que se submeter às condições da escola”, declarou o professor de história José Saul.

A preocupação do promotor é de que o ano letivo não seja prejudicado por conta da demora para conseguir um local adequado. Ele chegou a sugerir que as aulas fossem retomadas no prédio da própria escola. Mas professores e alunos não concordaram.



A secretária adjunta da Seed informou que já está sendo estudado o aluguel de um espaço para abrigar os estudantes. Ela disse ainda, que já foi definido que os alunos do turno noturno do Castelo Branco terão suas atividades de ensino desenvolvidas na Escola Estadual 17 de Março, que também fica localizado no Bairro Industrial.

Fonte: Portal Infonet

Estudantes de Socorro participam do projeto ‘Amigos da Escola’

Quarenta alunos da 7ª série, da Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho, localizada em Nossa Senhora do Socorro, participaram do primeiro dia temático do projeto Amigos da Escola edição 2009. Com o tema “Meio Ambiente”, os estudantes visitaram o Oceanário, na Orla de Atalaia, na manhã desta sexta-feira, 03.

Segundo o representante do Núcleo do Amigos da Escola e gerente de Recursos Humanos da TV Sergipe, Roselito Figueiredo, o projeto que este ano tem como tema o meio ambiente, já aconteceu em instituições de ensino da rede pública do Estado. Socorro é o primeiro município sergipano a integrar o projeto.

“Como o assunto em pauta é o meio ambiente, buscamos trazer os alunos para visitar o Oceanário de Sergipe por meio de uma parceria entre a Rede Globo, através da afiliada TV Sergipe, projeto TAMAR, Petrobras e a Secretaria Municipal de Educação de Socorro. Através dessa visita, além de conhecer um ponto turístico sergipano, os estudantes têm a oportunidade de visualizar o que aprendem em sala de aula, o que torna o aprendizado mais interessante”, explicou Roselito Figueiredo.

A diretora da Escola de Socorro, Djanira Nascimento, relatou que a iniciativa contribui para o conhecimento dos discentes. Ela acrescentou que o projeto é uma forma diferente de ensinar os alunos, a ver na prática, o que os livros apontam. “Além disso, o Amigos da Escola trata-se da criação de um projeto, onde os alunos terão que fazer pesquisas e, desse modo vão adquirir mais informações. E como a reciclagem é um tema muito discutido no mundo, será abordado pela nossa escola”, afirmou.

O coordenador de Educação de Jovens e Adultos de Socorro, José Conrado Torres, contou que projeto como o Amigos da Escola, cria oportunidade para que a comunidade escolar possa visitar um espaço, como o Oceanário. “Os alunos podem ter uma ampla visão da fauna e da flora fluvial e marítima de Sergipe”, concluiu.

Conhecimento - No decorrer da visita, os estudantes guiados por um instrutor do Oceanário, puderam observar 18 aquários e aprenderam sobre 70 espécies marítimas, que podem ser encontradas no Rio São Francisco e no litoral sergipano. Entre as espécies: peixes, tartarugas, cavalos marinhos, ouriços, entre outros.

Para a aluna Milena Mendes Fontes, de 12 anos, a parceria foi bastante proveitosa. “Gostei muito de vir até o Oceanário porque é diferente ver o assunto em sala de aula e na prática. Aprendi sobre diversos tipos de peixes que nem sabia que existiam”, relatou.

Fonte: Portal Faxaju

SEED lança XXVI Jogos da Primavera

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove na próxima terça-feira, às 8h30, no auditório do Banese, o lançamento da XXVI edição dos Jogos da Primavera. A competição envolve os alunos das redes estadual, municipais e particular de Sergipe. A expectativa é que 18 mil estudantes participem este ano. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no hotsite dos Jogos da Primavera.

A etapa estadual dos jogos será disputada em duas fases. Na primeira, que ocorre de 5 de maio a 6 de junho, acontecerá a etapa seletiva das modalidades coletivas. A segunda fase será a Final Estadual e as disputas acontecerão em Aracaju, no período de 11 a 21 de agosto.

As seletivas das escolas da capital ocorrerão dentro dos Jogos Escolares da TV Sergipe. Já as regionais serão realizadas nos municípios de Itabaiana, Lagarto, Capela, Dores e Nossa Senhora da Glória.

Modalidades

Nesta edição dos Jogos da Primavera haverá competições de Atletismo, Atletismo Adaptado, Basquetebol, Capoeira, Capoeira Adaptada, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Natação Adaptada, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, nas categorias ‘A’, de 12 a 14 anos, ‘B’, de 15 a 17 anos, e ‘C’, de 18 a 20 anos.

Não haverá processo seletivo nas modalidades coletivas para a categoria ‘C’. Todas as equipes inscritas na segunda etapa participarão dos Jogos da Primavera. Nesta categoria não serão realizadas as competições de Karatê, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Tênis de Mesa.

Olimpíadas Escolares

Os campeões dos XXVI Jogos da Primavera irão representar o estado de Sergipe na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, que acontecerá nas cidades de Poços de Caldas (MG), em setembro, na categoria ‘A’, e Londrina e Maringá (PR), em novembro, na categoria ‘B’. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Fonte: SEED

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aracaju ganha espaço dedicado à ciência e tecnologia

Viajar pelo universo, sentir a ausência da gravidade, compreender, na prática, como se aplica o teorema de Pitágoras ou os princípios de mecânica, óptica, estática e eletrônica, que são considerados um emaranhado de fórmulas e cálculos por vezes incompreensíveis na sala de aula. Tudo isso será possível na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), que pretende promover o desenvolvimento, a democratização e a difusão da ciência e tecnologia.

A CCTECA focará, no primeiro momento, o trabalho com estudantes, diz a professora Zélia Macedo, do Departamento de Física da UFS, que prestou assessoria científica à entidade. Posteriormente pretende-se propor projetos que englobem alunos de licenciatura em Física para que eles tenham a vivência com os experimentos antes de partirem para sala de aula. Assim, já estarão mais preparados para o mercado de trabalho, completa.

O complexo divide-se em três espaços, além do planetário, que abriga mais de 80 experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. A experiência mais esperada, sem dúvida, é a visita ao planetário. O local tem capacidade para 31 pessoas e projetará, na cúpula, imagens de astros e planetas proporcionando aos espectadores uma verdadeira viagem espacial.

Podemos montar vários trajetos: desde uma viagem dentro do nosso sistema solar, conhecendo planetas e seus satélites, até uma visita a outras galáxias, partindo da nossa, avisa Augusto Cesar Almeida, diretor da CCTECA e presidente da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease).

Ano da Astronomia

Por 2009 ser considerado o Ano Internacional da Astronomia, a casa foi inserida no calendário de comemorações do 400º aniversário das descobertas e observações de Galileu Galilei. O espaço abriga também uma exposição permanente sobre a ciência.

Existe um ciclo vicioso que envolve o MEC [Ministério da Educação], as escolas, as universidades e o vestibular, onde o aluno é treinado apenas para os processos seletivos e não para a vida. É necessário entender como todos os princípios funcionam e saber como eles se aplicam à realidade, diz Augusto Cesar.

Ainda segundo o diretor, o trabalho da CCTECA será propagado também através de palestras e de projetos de extensão. Na medida do possível, com o tempo, a nossa intenção é instalar mais equipamentos e ampliar o espaço.

Inaugurado no último dia 22 e aberto ao público desde segunda, 30, o espaço, localizado no Parque da Sementeira, Zona Sul de Aracaju, é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, e a Fundação Phoenix.

Agência UFS de Divulgação Científica

Aracaju ganha espaço dedicado à ciência e tecnologia

Viajar pelo universo, sentir a ausência da gravidade, compreender, na prática, como se aplica o teorema de Pitágoras ou os princípios de mecânica, óptica, estática e eletrônica, que são considerados um emaranhado de fórmulas e cálculos por vezes incompreensíveis na sala de aula. Tudo isso será possível na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), que pretende promover o desenvolvimento, a democratização e a difusão da ciência e tecnologia.

A CCTECA focará, no primeiro momento, o trabalho com estudantes, diz a professora Zélia Macedo, do Departamento de Física da UFS, que prestou assessoria científica à entidade. Posteriormente pretende-se propor projetos que englobem alunos de licenciatura em Física para que eles tenham a vivência com os experimentos antes de partirem para sala de aula. Assim, já estarão mais preparados para o mercado de trabalho, completa.

O complexo divide-se em três espaços, além do planetário, que abriga mais de 80 experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. A experiência mais esperada, sem dúvida, é a visita ao planetário. O local tem capacidade para 31 pessoas e projetará, na cúpula, imagens de astros e planetas proporcionando aos espectadores uma verdadeira viagem espacial.

Podemos montar vários trajetos: desde uma viagem dentro do nosso sistema solar, conhecendo planetas e seus satélites, até uma visita a outras galáxias, partindo da nossa, avisa Augusto Cesar Almeida, diretor da CCTECA e presidente da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease).

Ano da Astronomia

Por 2009 ser considerado o Ano Internacional da Astronomia, a casa foi inserida no calendário de comemorações do 400º aniversário das descobertas e observações de Galileu Galilei. O espaço abriga também uma exposição permanente sobre a ciência.

Existe um ciclo vicioso que envolve o MEC [Ministério da Educação], as escolas, as universidades e o vestibular, onde o aluno é treinado apenas para os processos seletivos e não para a vida. É necessário entender como todos os princípios funcionam e saber como eles se aplicam à realidade, diz Augusto Cesar.

Ainda segundo o diretor, o trabalho da CCTECA será propagado também através de palestras e de projetos de extensão. Na medida do possível, com o tempo, a nossa intenção é instalar mais equipamentos e ampliar o espaço.

Inaugurado no último dia 22 e aberto ao público desde segunda, 30, o espaço, localizado no Parque da Sementeira, Zona Sul de Aracaju, é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, e a Fundação Phoenix.

Fonte: Agência UFS de Divulgação Científica

PROFESSORES DECIDEM NESTA SEXTA-FEIRA DATA DA GREVE NACIONAL PELO PISO DO MAGISTÉRIO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) decide nesta sexta-feira (3) quando terá início a greve nacional dos professores pela aplicação da lei do piso do magistério.

Ontem, representantes de sindicatos da categoria de todo o país se reuniram para uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). A corte interrompeu, em dezembro, o julgamento de uma ação proposta por governadores de cinco estados que questiona a constitucionalidade da lei. Até agora, o tribunal negou um pedido de liminar que solicitava a suspensão da lei, mas ainda não avaliou o mérito da questão.

A lei do piso tramitou por 13 meses no Congresso Nacional e foi sancionada em julho de 2008. Ela determina que, a partir de 2010, nenhum professor da rede pública receba menos de R$ 950 por uma carga-horária de 40 horas semanais.

“Nós queremos sensibilizar os ministros para que eles apreciem o mérito da ação. Em dezembro eles mudaram dois artigos importantes para nós que é o que estabelece o conceito de piso e o que trata da jornada de trabalho. A lei como foi aprovada no Congresso Nacional por unanimidade é um consenso, eles não podem ser contra isso”, argumenta o presidente da CNTE, Roberto Leão.

A lei aprovada pelo Congresso Nacional estabelece que os salários devem ser reajustados progressivamente até 2010. Em dezembro, o STF entendeu que as secretarias estaduais de Educação podem incluir nesse valor as gratificações que já são pagas aos professores até que o mérito da ação seja julgado.

“Isso é ruim e vai na contramão do debate de valorização da educação pública. Se um professor se aposenta nesse período ganhando um piso composto por gratificação, ele não leva essa parte para a aposentadoria”, diz Leão.

Segundo o presidente da CNTE, por causa da demora de uma decisão do STF, alguns estados estão pagando menos do que o estabelecido pela lei. “Sergipe, Rio Grande do Sul e Goiás não pagam, são três grandes estados. Eles pagam do jeito que eles entendem que é o piso. O julgamento é importante para uniformizar, porque nessa situação muito prefeito e governador oportunista quer fazer economia em cima da educação pública”, diz.

A secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, disse hoje que a posição contrária à lei aprovada no Congresso não é apenas do governo gaúcho, mas uma unanimidade entre os secretários da educação.

“A ação não é contra um piso nacional, nós somos absolutamente defensores de um piso nacional do magistério. O problema foram as modificações feitas pelo Congresso Nacional ao projeto original encaminhado pelo Executivo. Essa nova lei transforma piso em vencimento inicial, o que são coisas completamente diferentes”, argumenta.

A secretária acredita que, como está, a lei federal é confusa e interfere na autonomia dos estados. “Se o piso for vencimento inicial das carreiras significa que a cada vez que esse valor for reajustado em âmbito federal, todas as folhas de pagamento de todos os professores do país seriam reajustas no mês seguinte. Isso seria um desrespeito à autonomia dos estados federados”, afirma Mariza.

Fonte: Portal Faxaju