terça-feira, 24 de julho de 2007

Programa Técnico Empreendedor ganha reforço do governo

Parceria entre Sebrae, MEC e MAPA vai fortalecer ações de disseminação do empreendedorismo e cooperativismo em instituições de ensino profissional e tecnológico

Brasília - Sebrae, Ministério da Educação e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinam, nesta quarta-feira (25), termo de cooperação técnica para fortalecer o Programa Técnico Empreendedor. O programa tem por objetivo implementar o empreendedorismo e o cooperativismo nas instituições de educação profissional e tecnológica em todo o País.

A cerimônia será realizada a partir das 11h no Ministério da Agricultura e contará com a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e do diretor-técnico da Instituição Luiz Carlos Barboza.

Desde 2002, Sebrae e MEC desenvolvem o programa, que já contabiliza mais de mil projetos inscritos. A iniciativa envolve docentes, alunos e técnicos administrativos das instituições de educação profissional e tecnológica de vários estados brasileiros. Com a nova parceria do MAPA, o programa ganha reforço nas estratégias de disseminação da cultura da cooperação e em maiores oportunidades aos integrantes do corpo escolar.

O convênio, no valor de R$ 1,3 milhão, prevê o desenvolvimento de ações voltadas para a difusão das culturas empreendedora e cooperativista e iniciativas que estimulem a formação de profissionais da área. Entre elas, estão formação de profissionais aptos a ministrar disciplina extracurricular no conteúdo de empreendedorismo, acompanhamento de empresas incubadas, premiação e publicação dos projetos vencedores.

Pela parceria, serão contemplados cinco projetos: Formação Empreendedora no Ensino Médio – Presencial; Prêmio Técnico Empreendedor; Incubadoras – Hotel de Projeto; Formação Cooperativista no Ensino Médio – Presencial; e Publicação – Casos de Sucesso.

Reconhecimento

Com o convênio, o Prêmio Técnico Empreendedor terá novidades. Além das instituições de âmbito federal, agora poderão participar instituições estaduais e as do Distrito Federal. Além disso, haverá premiação do professor-orientador e dos alunos colocados em primeiro, segundo e terceiro lugar, com recursos dos ministérios.

O novo edital para as inscrições do Prêmio Técnico Empreendedor será lançado no dia 10 de agosto, por meio de teleconferência a ser transmitida para todo o País. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do MAPA, Márcio Antonio Portocarrero, o de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, e o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, participarão do evento.

A premiação tem por objetivo desenvolver o espírito de equipe, o empreendedorismo e a cooperação nos participantes; fomentar e reconhecer iniciativas empreendedoras e cooperativistas; implantar a cultura empreendedora nas instituições de educação profissional e tecnológica; e promover, por meio de concurso nacional, o desenvolvimento de projetos que reflitam a prática empreendedora e cooperativista, envolvendo alunos e profissionais das instituições.



Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário: