domingo, 26 de agosto de 2007

Professor da Universidade de Paris aborda desempenho escolar com técnicos da SEED

O Professor Doutor em Ciência da Educação, Ridha Ennafaa, da Universidade de Paris VIII, apresentou à equipe do Serviço de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a metodologia utilizada em uma pesquisa realizada em 10 estados brasileiros que resultou numa publicação intitulada: "Repensando a escola: um estudo sobre os desafios de ler, aprender e escrever". Na região Nordeste a pesquisa foi feita nos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 23, durante reunião realizada no auditório do Departamento de Educação da SEED.

O livro foi publicado este ano pela Unesco em parceria com o Ministério da Educação/INEP e foi coordenado pela professora Doutora Vera Ireland. Em Sergipe, foram levantados dados estatísticos de escolas públicas estaduais e municipais de Aracaju buscando identificar elementos objetivos e subjetivos que permitissem compreender melhor o fracasso e o sucesso de escolas no Brasil.

Os dados coletados têm como linha organizativa de trabalho entender as capacidades de leitura do aluno ao concluir a 4ª série do Ensino Fundamental. A importância da pesquisa está no fato de hoje o fracasso do aluno, por exemplo, não se encontrar apenas no âmbito pedagógico, mas sim um problema social e econômico que pode afetar todo o crescimento de um país.

A pesquisa mapeou e avaliou fatores e circunstâncias que podem ter como conseqüência uma aprendizagem inadequada e insuficiente, além de buscar identificar elementos objetivos e subjetivos que permitam esclarecer a situação que resultou no fracasso.

Palestrante

O prof. Dr. Ridha Ennafaa é também Diretor do Observatório da Vida Estudantil (OVE) e consultor internacional da Unesco/Unicef. Ele veio ao estado para ministrar aulas como professor convidado na Universidade Federal de Sergipe (UFS).



Fonte: Agência Sergipe

Nenhum comentário: