segunda-feira, 20 de julho de 2009

Educação para o consumo já atingiu cerca de dois mil alunos

Com o término nesta sexta-feira, 17, das aulas na rede municipal de ensino, o Procon Porto Alegre conclui o primeiro semestre de atividades do projeto Educação para o Consumo, contabilizando em 2009, 30 palestras realizadas para cerca de dois mil alunos das escolas do município. O Educação para o Consumo consiste em um conjunto de apresentações desenvolvidas junto à rede pública de ensino da Capital com o objetivo de orientar os estudantes sobre os direitos dos consumidores no momento da aquisição de produtos ou da contratação de serviços. Direcionado inicialmente a crianças já alfabetizadas e a adolescentes, o Educação para o Consumo também está qualificando o aprendizado dos alunos que integram o programa Educação de Jovens Adultos (EJA), ensino fundamental noturno para estudantes na faixa etária até 60 anos.

O coordenador do Procon Porto Alegre explica que o projeto Educação para o Consumo é desenvolvido pelo órgão municipal com a mesma relevância atribuída ao setor de atendimento ao público ou ao departamento de fiscalização a fornecedores. “O Procon não foi criado apenas para acolher reclamações e denúncias, mas para promover a conscientização da população para seus direitos como consumidores de produtos e serviços”, destaca o coordenador do Procon municipal, Omar Ferri Júnior.

Em linguagem de fácil entendimento as palestras expõem o conteúdo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) apresentando as definições sobre produtos, serviços, contratos, nota fiscal, defeitos, garantia, prazos de validade, rótulos e embalagem. A importância das palestras encontra justificativa. A área de produtos é a grande campeã de reclamações no Procon Porto Alegre, registrando mais de seis mil queixas que correspondem a 33% do total de atendimentos do órgão. “Por isto enfatizamos nas explanações os cuidados que os alunos devem ter no momento da compra”, destaca Ferri Júnior. Os estudantes aprendem ainda dicas sobre como realizar uma compra segura: não comprar latas amassadas e atentar para produtos em oferta, pois eles geralmente estão com os prazos de validade no limite do vencimento. Os jovens são instruídos ainda a não adquirir remédios sem verificar a licença do Ministério da Saúde, e brinquedos que não tenham o selo do Inmetro.

Após as palestras, o debate poderá continuar em sala de aula, por meio de discussões entre alunos e professores, que receberam os manuais sobre relações de consumo publicados pelo Procon Porto Alegre e distribuídos nas apresentações. A cartilha “Pequenos Consumidores” é uma adaptação do CDC para crianças de seis a 12 anos e o Manual do Consumidor Consciente resume o conteúdo do CDC de maneira ilustrada e de fácil leitura para adolescentes e adultos.

Fonte: Pauta Social

Nenhum comentário: