domingo, 8 de abril de 2007

Maioria dos jovens está fora do Ensino Médio


A cada 10 brasileiros entre 15 e 17 anos, dois não estudam, quatro estão no Ensino Fundamental e quatro, no Ensino Médio. Ou seja, quem estuda, está com algum tipo de atraso ou defasagem escolar em relação à faixa etária, a maioria está fora do Ensino Médio. As estatísticas são do Censo Escolar.

Por causa do atraso acumulado no Ensino Fundamental, muitos jovens chegam ao Ensino Médio com a idade defasada. Isso contribui para aumentar a idade de conclusão: de cada dez alunos que terminam o 3º ano, quatro têm mais de 17 anos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que uma das soluções para o problema seja a implementação de cursos profissionalizantes em escolas públicas. Segundo ele, esse é um dos pontos do Plano de Desenvolvimento da Educação, que o governo federal deve anunciar este mês.

"Nós vamos investir fortemente na educação profissional no Ensino Médio. Havia uma lei que proibia a integração do ensino profissional ao Ensino Médio. Foi revogada pelo governo Lula, e agora nós temos todas as condições de oferecer para esse jovem uma perspectiva profissional."

O Brasil tem cerca de 10,6 milhões de jovens de 15 a 17 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2005.

Agência Brasil

Nenhum comentário: