domingo, 17 de junho de 2007

Brasil e México estudam parcerias educacionais

Agência FAPESP - O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar um programa piloto de mobilidade de docentes de curta duração para o conhecimento recíproco dos sistemas de ensino de universidades brasileiras e mexicanas.

A informação foi divulgada após encontro entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o embaixador do México no Brasil, Andrés Valencia, no dia 5 de junho, em Brasília, em que se discutiram parcerias na área de educação. A previsão é que o programa comece a funcionar em setembro.

A agenda de cooperação educacional entre os dois países, que ainda está em fase de elaboração, abrange temas como "Avaliação", "Educação profissional e tecnológica", "Educação a distância" e "Ensino superior".

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC propôs ainda a realização de cursos de capacitação de professores mexicanos no Brasil, que deverá enfocar as disciplinas de gestão escolar e desenho curricular.

Com a parceria, a Universidade Nacional Autônoma do México poderá se tornar posto aplicador do Certificado de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros, devido ao elevado número de interessados em fazer o exame na instituição.

Como o México tem experiência na educação de jovens e adultos, o Brasil também vai convidar representantes do país para participar do 9º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, de 18 a 22 de setembro, em Curitiba (PR).


Fonte: Agência Fapesp www.ligtv.com.br/educacao

Nenhum comentário: