O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, lança no próximo mês, a Cartilha do Xadrez. Com tiragem de 200 mil exemplares ela será distribuída em 4,5 mil unidades dos programas Xadrez nas Escolas e Segundo Tempo, distribuidos nas escolas públicas e núcleos de Ong's parceiras. Mais de 1,5 milhão de estudantes terão acesso ao manual elaborado pelo Ministério do Esporte, por meio da atuação de mestres enxadristas Antônio Villar, Sandro Heleno, Antonio Bento e Adriano Valle. Com o objetivo de colaborar com o ensino e com a disseminação da modalidade, os autores abriram mão dos seus direitos autorais.
Ao MEC coube a parte da impressão. A nova Cartilha do Xadrez tem 32 páginas e é mais completa que a cartilha virtual, de nove páginas, que foi disponibilizada ano passado no portal do Ministério do Esporte. O novo material traz regras básicas, partidas consagradas, princípios práticos e conselhos éticos. História do esporte e mais de 100 exercícios para que os aprendizes possam conhecer as mais diferentes formas de jogar e vencer.
Outro importante item que consta na cartilha é a notação. Trata-se da linguagem mundial do xadrez que permite que ele seja o único esporte que pode ser jogado de forma presencial ou não. As partidas podem acontecer também por correspondência, telefone, internet, radio, telex e fax entre jogadores de diferentes faixas etárias - com deficiências os não - sem distinção de categorias. "Graças a notação do xadrez, uma criança brasileira pode jogar com outra chinesa normalmente sem que ambas falem o mesmo idioma", ensina Antônio Villar.
Ao ter acesso a cartilha os jovens aprendem a movimentar as peças do jogo. Eles aprenderão que o rei, a dama, o cavalo, a torre, o peão e o bispo podem capturar peças do oponente e conseguir realizar o xeque-mate no rei adversário, onde se finaliza a partida.
De acordo com Sólon Pereira, coordenador do Xadrez nas Escolas, o xadrez exerce um papel socializador dentro e fora da escola. Entre os benefícios nomeados pelo técnico está o aumento da capacidade de memorização e o desenvolvimento do raciocínio lógico. "Para crianças e adolescentes essas melhorias refletem diretamente no rendimento escolar do aluno que aprende, principalmente, a arte da concentração, na hora de desempenhar as tarefas escolares", disse.
Inclusão social esportiva - Ambos programas do Ministério do Esporte, Xadrez nas Escolas oferece a prática do xadrez a 525 mil estudantes em 1,5 mil escolas estaduais da rede pública, enquanto que o Segundo Tempo, contempla com a prática de diversas modalidades e contam ainda com o reforço escolar e alimentar. As atividades acontecem no período oposto ao ensino regular.
Mais de 700 mil estudantes em 2,7 mil núcleos distribuídos nos estados e no Distrito Federal são contemplados pelo Segundo Tempo. O custo mensal gasto por cada criança pelo Ministério do Esporte é de R$ 19,90. Já no Xadrez nas Escolas o valor é de R$ 10,32 por duas crianças, uma vez que o esporte é realizado por duplas.
Fonte: Ministério dos Esportes
domingo, 13 de maio de 2007
Capes seleciona professores para universidades estrangeiras
Brasília - Professores interessados em trabalhar na função de leitor em instituições universitárias estrangeiras podem participar da seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Há vagas para trabalho na Armênia, Coréia do Sul, Croácia, Líbano, Nova Zelândia, Panamá, Trinidad e Tobago e Vietnã.
Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira e experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística. O exercício do leitorado é de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma única vez, por igual período. O leitor terá direito a passagem aérea e auxílio financeiro mensal, de acordo com o país de destino.
Os currículos apresentados serão avaliados pela Capes. O Ministério das Relações Exteriores fará a apresentação dos pré-selecionados às instituições universitárias estrangeiras para que elas façam a escolha final. As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 30 no site da Capes (http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/leitorado.html).
Fonte: Agência Brasil
Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira e experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística. O exercício do leitorado é de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma única vez, por igual período. O leitor terá direito a passagem aérea e auxílio financeiro mensal, de acordo com o país de destino.
Os currículos apresentados serão avaliados pela Capes. O Ministério das Relações Exteriores fará a apresentação dos pré-selecionados às instituições universitárias estrangeiras para que elas façam a escolha final. As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 30 no site da Capes (http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/leitorado.html).
Fonte: Agência Brasil
Escolas públicas recebem aparelhos de DVD
Escolas de ensino médio e fundamental, que ainda não possuem o sinal da TV Escola, começaram a receber no início desta semana, cerca de 26 mil aparelhos de DVD. A ação faz parte da segunda fase de distribuição de materiais da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).
A partir da segunda quinzena deste mês, cerca de 75 mil caixas de mídias de DVD do segundo volume com conteúdo da TV Escola também começarão a chegar nas escolas públicas do Brasil.
Os kits estão sendo entregues nos pólos — regionais de ensino e subsecretarias de educação — e não mais nas escolas como ocorreu no ano passado. Apenas as escolas públicas de São Paulo receberão os kits diretamente.
Recebem kits as escolas que têm, no mínimo, 30 alunos e pelo menos um aparelho de televisão. A escolha das escolas beneficiadas foi feita pelas secretarias estaduais de educação. Cada caixa de DVD contém 50 mídias com programas já transmitidos pela TV Escola. Os temas envolvem as áreas de arte, ciência, língua portuguesa, literatura, ética, história, matemática e meio ambiente. No ano passado, 49 mil escolas públicas de todo o país foram atendidas pelo programa DVD Escola, beneficiando mais de 22 milhões de alunos e cerca de 996 mil professores com a programação da TV Escola.
TV Escola — É um canal da Secretaria de Educação a Distância dirigido à capacitação de professores da educação básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. São transmitidas 24 horas de programação todos os dias, dividida em cinco faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta. A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e também por antena parabólica analógica e digital. Os horários de todos os programas e as sinopses estão disponíveis na página eletrônica da TV Escola. (Seed)
Fonte: MEC
A partir da segunda quinzena deste mês, cerca de 75 mil caixas de mídias de DVD do segundo volume com conteúdo da TV Escola também começarão a chegar nas escolas públicas do Brasil.
Os kits estão sendo entregues nos pólos — regionais de ensino e subsecretarias de educação — e não mais nas escolas como ocorreu no ano passado. Apenas as escolas públicas de São Paulo receberão os kits diretamente.
Recebem kits as escolas que têm, no mínimo, 30 alunos e pelo menos um aparelho de televisão. A escolha das escolas beneficiadas foi feita pelas secretarias estaduais de educação. Cada caixa de DVD contém 50 mídias com programas já transmitidos pela TV Escola. Os temas envolvem as áreas de arte, ciência, língua portuguesa, literatura, ética, história, matemática e meio ambiente. No ano passado, 49 mil escolas públicas de todo o país foram atendidas pelo programa DVD Escola, beneficiando mais de 22 milhões de alunos e cerca de 996 mil professores com a programação da TV Escola.
TV Escola — É um canal da Secretaria de Educação a Distância dirigido à capacitação de professores da educação básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. São transmitidas 24 horas de programação todos os dias, dividida em cinco faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta. A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e também por antena parabólica analógica e digital. Os horários de todos os programas e as sinopses estão disponíveis na página eletrônica da TV Escola. (Seed)
Fonte: MEC
Bahia quer alfabetizar um milhão de jovens e adultos
Para enfrentar com eficiência o desafio de alfabetizar um milhão de jovens e adultos até 2010, técnicos da Secretaria Estadual de Educação da Bahia participaram na última quarta-feira (9) em Salvador, de reuniões com o Ministério da Educação. O encontro com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, foi para conhecer e tirar dúvidas sobre as ações do Programa Brasil Alfabetizado.
O ponto principal da primeira reunião foi como articular as ações de alfabetização entre o Ministério da Educação, o governo da Bahia, universidades públicas federais e estaduais e organizações não-governamentais parceiras do Brasil Alfabetizado. Na parte de apoio técnico, o MEC prometeu que vai enviar três consultores que auxiliarão os municípios que aderirem ao programa no diagnóstico da realidade, definição de metas e aferição de resultados.
Fonte: Nota 10
O ponto principal da primeira reunião foi como articular as ações de alfabetização entre o Ministério da Educação, o governo da Bahia, universidades públicas federais e estaduais e organizações não-governamentais parceiras do Brasil Alfabetizado. Na parte de apoio técnico, o MEC prometeu que vai enviar três consultores que auxiliarão os municípios que aderirem ao programa no diagnóstico da realidade, definição de metas e aferição de resultados.
Fonte: Nota 10
Relatório aponta aumento no número de escolas públicas ameaçadas por violência no Rio
Rio de Janeiro - Um novo relatório divulgado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) mostra que 200 escolas da rede pública do Grande Rio são ameaçadas diariamente pela violência. A última avaliação, de setembro de 2006, apresentava 106 escolas em situação de risco – o aumento foi de 88%.
De acordo com o documento, das 200 escolas ameaçadas, 123 são do município do Rio de Janeiro. Cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, funcionários e professores, seriam afetados. O estudo também mostra que a violência a maioria dos bairros da cidade, em todas as regiões, é afetada pela violência. As áreas mais críticas são Leopoldina e Bonsucesso, subúrbio do Rio.
Segundo o coordenador geral do Sepe, Danilo Serafim, desde a apresentação do documento, no ano passado, as autoridades públicas não tomaram qualquer medida para minimizar o problema: "O estado não apresentou um programa amplo para reduzir a violência. Eles estão tratando violência com mais violência".
Serafim informou que o risco aos alunos e professores provocou o fechamento de algumas escolas, entre elas seis na área da Vila Cruzeiro, na Penha, nos últimos dias.
Para a Secretaria Estadual de Educação, o problema deve ser tratado pela Secretaria de Segurança do Estado. Já a Secretaria de Segurança diz que não tem responsabilidade sobre o assunto. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro não se manifestou sobre a questão.
Fonte: Agência Brasil
De acordo com o documento, das 200 escolas ameaçadas, 123 são do município do Rio de Janeiro. Cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, funcionários e professores, seriam afetados. O estudo também mostra que a violência a maioria dos bairros da cidade, em todas as regiões, é afetada pela violência. As áreas mais críticas são Leopoldina e Bonsucesso, subúrbio do Rio.
Segundo o coordenador geral do Sepe, Danilo Serafim, desde a apresentação do documento, no ano passado, as autoridades públicas não tomaram qualquer medida para minimizar o problema: "O estado não apresentou um programa amplo para reduzir a violência. Eles estão tratando violência com mais violência".
Serafim informou que o risco aos alunos e professores provocou o fechamento de algumas escolas, entre elas seis na área da Vila Cruzeiro, na Penha, nos últimos dias.
Para a Secretaria Estadual de Educação, o problema deve ser tratado pela Secretaria de Segurança do Estado. Já a Secretaria de Segurança diz que não tem responsabilidade sobre o assunto. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro não se manifestou sobre a questão.
Fonte: Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)