Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 24% das escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino fundamental possuem quadras esportivas. Apesar de alarmante o número não representa a realidade das escolas curitibanas. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, todas as 171 instituições de ensino possuem quadra esportiva. Apenas 15% das escolas municipais brasileiras têm um espaço adequado para a prática de esportes.
Para a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Tuiuti do Paraná, Beatriz Dorigo, o prejuízo não é somente para o professor de educação física. "Nesses casos normalmente são usados os pátios, de chão batido ou areia. Esses terrenos não são próprios para a atividade esportiva. O desenvolvimento da criança depende de várias atividades, sejam ligadas à personalidade, cognitivas ou motoras. Felizmente, uma das grandes características do professor de educação física é a criatividade", disse.
O diretor da Escola Municipal Osvaldo Cruz, Márcio José Bodziak, comenta que a quadra ajuda a desenvolver as atividades esportivas e a cultura do esporte. "É na quadra que os alunos gastam a energia. Isso ajuda a deixar eles mais calmos nas outras matérias. Além disso, é a ferramenta do profissional de educação física", disse.
O percentual das escolas públicas estaduais e municipais brasileiras com quadra de esportes é maior quando se considera o ensino médio. Nesse nível de ensino, 72,43% das escolas possuem quadra de esportes. Questionada sobre a presença de quadras esportivas nas escolas paranaenses, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) não respondeu até o fechamento desta edição.
Fonte: Nota 10 / www.ligtv.com.br/educacao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário