Começa nesta quarta-feira (22), no Paraná, mais um Encontro Regional sobre o Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar do Programa Bolsa-Família. Até o fim do ano, os encontros ocorrerão em todos os estados brasileiros, orientando os operadores estaduais e municipais do programa, que distribui renda para a família de 15.198.047 estudantes. A freqüência escolar mínima de 85% é obrigatória para que os jovens recebam o benefício.
Os operadores municipais são peças fundamentais para promover o funcionamento e a transparência do programa. Na prática, são eles que coletam a freqüência dos alunos, junto às escolas, e informam ao Ministério da Educação. Os operadores precisam conhecer bem o Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar, desenvolvido pelo MEC, para fazer o trabalho com eficiência e agilidade. No dia 21 de setembro, por exemplo, já vence o prazo para que seja informada a freqüência dos meses de junho e julho de todos os alunos beneficiados pelo programa.
Por isso, a chefe da freqüência escolar do MEC, Conceição Zotta Lopes, ressalta a importância de capacitar esses operadores. "Durante os encontros, fazemos uma releitura do Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar", afirma. Os operadores aprendem a utilizar as ferramentas do sistema e podem tirar dúvidas com os técnicos do MEC. De acordo com Conceição, além de orientar os operadores, os encontros também servem para ressaltar a importância da freqüência escolar. "Estamos colocando na agenda dos gestores públicos a importância da freqüência, objetivando o combate à evasão escolar", explica.
Até a próxima sexta-feira (24), 399 operadores municipais do Paraná participarão do evento. Durante esta semana, o encontro também ocorre em Belo Horizonte, onde operadores de 853 municípios serão capacitados. Os encontros desta semana já totalizam 24. Nos próximos meses serão visitados os estados de São Paulo, Goiás e o Distrito Federal, concluindo o ciclo de encontros por todo o país.
Fonte: Envolverde/MEC
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário