sábado, 5 de janeiro de 2008
Projeto obriga uso de produtos de soja na merenda escolar
A Câmara analisa o Projeto de Lei 684/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), que torna obrigatória a utilização de produtos derivados da soja no cardápio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, executado por estados, Distrito Federal e municípios com recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A merenda é servida aos cerca de 35 milhões de alunos das escolas públicas de ensino fundamental e pré-escolar em todo o País.
O autor da proposta cita informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segundo as quais cresce o consumo de soja no País em razão da preocupação com uma alimentação saudável.
Prevenção de doenças
A soja é rica em substâncias capazes de atuar na prevenção de doenças crônico-degenerativas e contém isoflavonas, que têm propriedades anticancerígenas.
Tanto a soja em grão quanto seus derivados - como a farinha (kinako), o tofu (queijo de soja), o extrato solúvel (leite), a proteína texturizada (PTS ou carne de soja) e o missô (pasta de soja que contém fermentos ativos) - possuem as isoflavonas. A concentração dessa substância na soja varia em decorrência dos processos industriais a que é submetida.
Além disso, a soja é rica em cálcio, e a quantidade desse elemento em seus grãos supre em média 30% de sua necessidade diária no organismo humano. Também possui teor médio de proteínas em torno de 40%, enquanto o do arroz é de cerca de 7% e o do feijão, de 20%.
Desconhecimento
No entanto, observa o parlamentar, nem todos os brasileiros conhecem as informações relativas às vantagens da utilização da soja para a saúde, além de não saberem em que
quantidade deve ser consumida. Também não são de conhecimento de todos as técnicas de preparo e as diferenças entre seus produtos derivados.
Por essas razões, tanto relacionadas aos benefícios para a saúde dos indivíduos, decorrentes do consumo de soja, quanto ao desconhecimento sobre esse consumo, o deputado considera oportuno definir a obrigatoriedade da utilização de produtos derivados de soja no cardápio da merenda escolar.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, está apensado ao PL 2964/92, do Senado, que trata da composição da merenda escolar. As propostas estão prontas para serem votadas pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário