sábado, 28 de abril de 2007

Escolas municipais de Curitiba têm o melhor ensino entre as capitais brasileiras


Curitiba tem o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (26) que a cidade obteve índice de 4,7 na avaliação entre alunos da primeira fase do ensino fundamental (1ª a 4ª série). É o maior índice entre todas as capitais do País. O índice de Curitiba ficou acima da média nacional de 3,8.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para promover a melhoria na qualidade das escolas públicas do país, o novo índice combina desempenhos obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi obtido a partir da avaliação feita em 2005.

"Os índices comprovam mais uma vez os resultados do amplo investimento e das ações que estamos colocando em prática ao longo dos últimos anos. Educação é tratada como prioridade nesta administração", diz o prefeito Beto Richa.

Somente no ano passado, a Prefeitura de Curitiba investiu 27,03% na área da educação. O valor superou os 25% determinados pela Constituição federal. "Foram 27 milhões para construção de novas escolas e creches, contratação e capacitação de novos profissionais da educação, aquisição de materiais didáticos e equipamentos modernos para as unidades de ensino e implantação de programas e projetos na área", afirma Richa.

Na avaliação entre os alunos da segunda fase das escolas municipais (5ª a 8ª série), Curitiba também teve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras, com índice de 4,2. A média nacional para a segunda fase é de 3,5.

Está não é a primeira vez que a capital paranaense se destaca em educação. No ano passado, Curitiba obteve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras na Prova Brasil, maior avaliação de desempenho de alunos da rede pública feita no país pelo Inep. Os resultados da Prova Brasil demonstraram que os alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino de Curitiba obtiveram, entre os estudantes de capitais, a melhor colocação na prova de Matemática e o segundo lugar na de Língua Portuguesa, depois de Campo Grande (MS).

"A expectativa é que Curitiba apresente desempenhos ainda melhores nas próximas avaliações", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. Como avanços na área, Eleonora aponta a elaboração dos cadernos pedagógicos que estão sendo distribuídos nas escolas, a renovação dos laboratórios de informática, a criação da rede municipal de bibliotecas escolares, a implantação do Conselho Municipal de Educação e do Sistema Municipal de Ensino e o Seminário de Avaliação da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.

O seminário, que teve início na última quarta-feira (25) e terminará nesta sexta-feira (27), reúne 500 pedagogos da rede municipal de ensino numa discussão sobre questões da avaliação dos estudantes da segunda etapa do ciclo um (equivalente a segunda série).

"Nossa meta, a partir deste seminário, é melhorar a qualidade e os resultados do ensino desde os processos iniciais de alfabetização. É com isso que efetivaremos a erradicação do analfabetismo, especialmente o funcional", disse a secretária Eleonora Bonato Fruet.
Ideb - Desempenho das capitais

Primeira fase - 1ª a 4ª série das escolas da Prefeitura

* 1) Curitiba 4,7
* 2) B. Horizonte 4,6
* 3) Rio de Janeiro 4,3
* 4) Rio Branco 4,2
* 5) Campo Grande 4,2
* 6) Teresina 4,2
* 7) Florianópolis 4,2
* 8) Vitória 4,1
* 9) São Paulo 4,1
* 10) Goiânia 3,9

Fonte: www.envolverde.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

MELHOR EDUCAÇÃO ENTRE AS CAPITAIS DO BRASIL?

SE DESLIGAREM A TELEVISÃO A REALIDAD APARECE!

SE CURITIBA TEM A MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL QUE TANTO SE DIZ . IMAGINEM A PIOR !?

AS MÉDIAS OFERECIDAS AO - IDEB - NÃO MOSTRAM A REALIDADE DE ESCOLAS MUNICIPAIS ..seriam maquiadas?

A seguir FONTE SISMAC:-

NÃO EXISTE PLANO EDUCACIONAL ( pasmem !! )

SALA SUPERLOTADAS

PROFESSORAS STRESSADAS E DOENTES

CENTENAS DELAS, LECIONAM A BASE DE TRANQUILIZANTES

CENTENAS ESTÃO AFASTADAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE POR ORIENTAÇÃO PSIQUIÁTRICA...( faça uma pesquisa !! )

TERCERIZOU OS SERVIÇOS ESCOLARES

AUMENTOU TEMPO HORA - AULA

LEVOU A FALÊNCIA o ICS =

INSTITUTO CURITIBA DE SÁUDE

A META DO ENSINO É A NOTA DO IDEB

NÃO EXISTE AUTONOMIA NAS ESCOLAS (DIRETORAS FANTOCHES?)

MASCARA AS VAGAS NAS CRECHES

SALÁRIO - bruto - inicial de uma professora com faculdade não passa de R$ 930,00

Professoras com Pós Graduação e com mais de 10 anos de atividade ganha menos de R 1.200,00 (fonte sismac)
O aumeto de 85% que o ex prefito diz é uma piada de mal gosto - jamais houve um ganho real...

Verba de DESCENTRALIZAÇÃOdas ESCOLAS, NÃO COBRE nem AS DESPESAS COM LIMPEZA!

PROFESSORAS SÃO ASSEDIADAS MORALMENTE POIS A " ORDEM VELADA " DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO -

É :-

NÃO REPORVAR!

mesmo que o aluno não esteja preparado par a série seguinte. -

ESSE É UM DOS MOTIVOS QUE CENTENAS E MAIS CENTENAS DE ALUNOS CHEGAM AO 5º ANO SEM SABER LER E ESCREVER - INCAPAZES DE INTERPRETAR UM TEXTO !

MAL SABEM FAZER AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

ESSA "MELHOR" EDUCAÇÃO QUE TANTO SE PROPAGAGA AOS QUATRO CANTOS DO PAIS, ESTÁ FORMANDO GERAÇÕES E MAIS GERAÇÕES DE ANALFABETOS FUNCIONAIS! ( realidade nua e crua )

CRECHES COM FALTAS DE VAGAS

INFORMÁTICA SUCATEADA...= A MAIORIA NÃO FUNCIONA -

(SÓ É BONITA NA PROPAGANDA - TUDO NÃO PASSA DE ARMAÇÃO! Apenas CENÁRIO!

MERENDA ESCOLAR SERVIDA PELA RISOTOLANDIA É DE PÉSSIMA QUALIDADE = REFUGO! ( fonte sismac)

ENSINO INTEGRAL nas ESCOLAS MUNCIPAIS NÃO PASSAM DE DEPOSITO DE ALUNOS :-

NÃO TEM PROJETOS E NEM ESTRUTURA ( visitem um CEI - Centro de Educação Integral de Curitiba no periodo da tarde.... coloquem armadura antes!!!)
tEM UNS CEIs QUE SÃO TÃO RUINS QUE MAIS PARECEM "CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO" E AS PROFESSORAS :- CARCEREIRAS!

Promessas do futuro governador beto "rixa" (ops!) richa

500 ESCOLAS INTEGRAL ?

VOCÊ CONHECE ALGUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA BONITINHA IGUAL QUE APARECE NAS PROPAGANDAS?

BRINQUEDOS NOVINHOS E ALUNINHOS FELIZES, SADIOS , LINDOS E LIMPINHOS ?

As CEIs - Escolas de Educação Integral existentes em Curitiba..não passam de um

DEPÓSITO DE CRIANÇAS...

sem PROJETOS E SEM ESTRUTURA....os alunos ficam ao deus-dará no periodo da tarde

PROESORAS E ALUNOS STRESSADAS E DOENTES!

FAÇA UMA PESQUISA: - na Lista de médias que a prefeitura de Curitiba enviou para o IDEB: -

TEORICAMENTE, SE O ALUNO FICA 8 horas NA ESCOLA =

APRENDE MAIS...

CERTO? ( teoricamente deveria)

ERRADO!

as médias do IDEB da grande maioria dos CEIs =

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE CURITIBA É ABAIXO DE 4 ( de 0 a 10 )... a realidade é pior ainda!

Sabe o que significa média até 4 ?

SIGNIFICA QUE A CRIANÇA MAL SABE ESCREVER SEU PRÓPRIO NOME COMPLETO ! e isso no 3º ano!!!!!

TRANSFORMAR AS ESCOLAS QUE ESTÃO AI EM INTEGRAL, SOMENTE DERRUBANDO-AS....

ESCOLAS INTEGRAL SÃO AS QUE O GOVERNADOR BRIZOLA CONSTRUIU NO Estado do RIO DE JANEIRO E ALGUMAS NO INTERIOR DE SÃO PAULO COM TODA INFRAESTRUTURA...EM TODOS OS SENTIDOS!!

É um dos engodos mais hilariantes que já ouvimos no magistério do Paraná


ADAPTAR AS ESCOLAS INTEGRAL NAS QUE ESTÃO AÍ VAI ACONTECER O QUE JÁ ACONTECE AQUI EM CURITIBA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL...

ELAS NÃO PASSAM DE DEPÓSITO DE CRIANÇAS,

MAL SABEM OS PAIS, A FRIA QUE É DEIXAR SEUS FILHOS num CEI

OS PROFESSORES FORAM HUMILHADOS PELO EX-PREFEITO "RIXA" - OS DE LARANJAS PODRES.

DESLIGUEM A TELEVISÃO!