Até sexta-feira (27), acontece no Brasil e em mais de 100 países a Semana de Ação Mundial. A mobilização tem como objetivo cobrar dos governos maior investimento na Educação. Mais de 500 escolas brasileiras participam de atividades promovidas em 18 estados. Em Brasília, na próxima quarta-feira (25), cerca de 20 mil profissionais e ativistas da área educacional vão realizar uma marcha até o Congresso Nacional para exigir a implementação do piso salarial nacional para a categoria. A caminhada começa às 13h em frente à Catedral, com os temas "Educação pública de qualidade: quanto custa esse direito?" e "Pague o piso ou pague o preço".
O piso nacional para o magistério público será abordado também na quinta-feira (26), em audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. No evento a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) vai defender emendas ao PL (Projeto de Lei) 619/2007, enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Congresso e que trata da matéria. Na mesma ocasião a Campanha Nacional pelo Direito à Educação vai apresentar os números do CAQI (Custo Aluno-Qualidade Inicial), estudo inédito que determina quanto é preciso ser investido por aluno de cada nível e modalidade da Educação Básica para que o País ofereça um ensino com o mínimo de qualidade para seus estudantes.
A pesquisa do CAQI foi desenvolvida ao longo de três anos, com a participação de especialistas de universidades e institutos, e a partir de debates com representantes de ONGs, sindicatos e gestores educacionais. Entre seus destaques, o estudo conclui que seria necessário um aporte de pelo menos 1% a mais do PIB para garantir um processo de ensino de qualidade. Entretanto, o incremento que o Fundeb proporciona à Educação Básica é de somente 0,2% do PIB. Clique aqui e leia mais sobre a pesquisa em pauta exclusiva da ANDI.
A Semana de Ação Mundial é promovida pela Campanha Global pela Educação (http://www.campaignforeducation.org). No Brasil, as atividades são coordenadas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2001. Nesse ano a mobilização envolve a participação de 23 instituições (fundações, ONGs, associações etc.), 3 sindicatos, 7 pólos do projeto Nepso (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, parceria da ONG Ação Educativa com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope) e 580 escolas públicas. Serão desenvolvidas ações como oficinas, seminários, debates e uma pesquisa de opinião educativa com o tema "De que qualidade estamos falando?".
A Campanha Nacional preparou e enviou para escolas e entidades de todo o Brasil um pacote com materiais sobre a Semana, inclusive um Manual de Orientações para o desenvolvimento de atividades. Para recebê-lo entre em contato por meio do e-mail campanha@campanhaeducacao.net ou o tel.: (011) 3151-2333 r. 143 e 140.
Fonte: ANDI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá meu anjinho, nossa fui obrigada a parar aqui, e ficar me admirar com essa beleza que esta seu site.
Também de convido para ser Destaque no meu site, faça sua inscrição.
Estou concorrendo no blostar, gostaria de pedir se pode votar pelo meu site.
Moras no meu coração. lindo parabéns aceite meu Award ExcelÇencia, vc merece.
Faça sua inscriçao para destaque, basta solicitar.
Rosa flor Regina
Postar um comentário