quarta-feira, 11 de abril de 2007

Livros buscam fortalecer educação indígena em universidades


Série de quatro livros publicada pelo Museu Nacional, em parceria com Ministério da Educação, aborda História, Identidade, Direitos, Política e Cultura, entre outros temas, de forma inovadora, para ajudar na formação de professores e estudantes indígenas de cursos de nível superior. Alguns dos autores dos livros estão entre os primeiros representantes de povos indígenas a obter diplomas universitários no Brasil.

O Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento, do Museu Nacional/UFRJ, está lançando, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, uma série de livros destinada a fornecer subsídios à formação dos estudantes indígenas em cursos de nível superior, bem como a seus formadores. A série, chamada Vias dos Saberes, é parte do projeto "Trilhas de Conhecimentos - o ensino superior de indígenas no Brasil", e é formada por quatro volumes, que tratam de forma aprofundada de temas como História, Identidade, Direito, Política e Cultura indígenas, entre outras questões. Os volumes lançados são:

* "O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje", escrito por Gersem dos Santos Luciano, antropólogo da etnia Baniwa.
* "A Presença Indígena na Formação do Brasil", de autoria dos antropólogos João Pacheco de Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire.
* "Povos Indígenas e a Lei dos 'Brancos': o direito à diferença", escrito pelos advogados Ana Valéria Araújo, Joênia Batista de Carvalho, da etnia Wapixana, Paulo Celso de Oliveira, da etnia Pankararu, Lúcia Fernanda Jófej, da etnia Kaingang, Vilmar Martins Moura Guarany, da etnia Mbyá Guarany, e S. James Anaya, professor de leis e política de direitos humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
* "Manual de Lingüística: subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem", de autoria de Marcus Maia, professor adjunto de Lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gersem Baniwa escreve sobre as questões indígenas atuais
O projeto "Trilhas de Conhecimento" Tem por objetivo fomentar iniciativas de ação afirmativa, de caráter demonstrativo e modelar, que sejam desenvolvidas por universidades e destinadas a dar suporte ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas no Brasil, através da formação de indígenas no ensino superior.

Antonio Carlos de Souza Lima, professor do Museu Nacional e coordenador da série, afirma no prefácio dos livros que "os quatro volumes desta série foram especialmente pensados para atender aos debates em classes de aula – em cursos regulares ou em cursos concebidos, de forma específica, para os estudantes indígenas, como as licenciaturas interculturais – e às discussões em trabalhos de tutoria, grupos de estudos, classes de suplementação, cursos de extensão, além de muitos outros possíveis espaços de troca e de diálogo entre portadores de tradições culturais distintas, ainda que alguns deles – indígenas e não-indígenas – já tenham sido submetidos aos processos de homogeneização nacionalizante que marcam o sistema de ensino brasileiro de alto a baixo".

A publicação das obras contou com o financiamento do fundo Pathways to Higher Education Initiative da Fundação Ford e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os livros acham-se disponíveis no site do projeto "Trilhas de Conhecimento". Clique aqui para acessá-los.

Fonte: (Envolverde/Instituto Socioambiental)

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