Brasília - Os resultados do Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2006, que avalia a qualidade do ensino superior, foram divulgados nesta quinta-feira (31). Numa escala de 0 a 100, o desempenho médio dos mais de 386 mil alunos avaliados foi de 45,4 na prova de formação geral, aplicada a todos os estudantes das 15 áreas de conhecimento incluídas, tanto formandos quanto calouros.
Os estudantes de arquivologia foram os melhores, com 50,7, seguidos pelos de turismo (49,65) e direito (48,55) - todos acima da média. Os piores foram os de administração (42,1), seguidos pelos de ciências contábeis (44,15) e secretariado executivo (44,5).
Outro resultado se refere ao Conceito Enade, que varia de 1 a 5 e avalia de forma conjunta o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes. Ficaram na média (conceito 3) 49,2% dos cursos (1.914), enquanto 27,9% (1.085) obtiveram conceitos baixos (entre 1 e 2) e 23% (895) tiveram de 4 a 5. Nem todos os 5.701 cursos avaliados (em 1.600 instituições de ensino superior) foram submetidos a esta análise.
O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, destacou que o papel do Enade é mostrar a situação das instituições. “Uma determinada escola pode ver, comparar com escolas semelhantes com perfil de alunos semelhantes. Isso é importante porque estimula a saber por que está melhor, por que está pior, como faz para melhorar”.
Ele destacou ainda que “toda essa divulgação visa a mobilizar as instituições e com isso elevar o nível geral da educação superior o país”.
Os cursos avaliados são: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.
O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, informou que a divulgação do Enade encerra o ciclo de avaliações de 48 cursos iniciado em 2004. Naquele ano, entraram as áreas de saúde e agronomia. Em 2005, engenharia e licenciatura. No ano passado, ciências sociais aplicadas e biomedicina.
De acordo com ele, agora será possível fazer uma análise da qualidade dos cursos nas diferentes instituições. “Essa comparação é sempre difícil de fazer. Mas além disso, estamos fazendo as avaliações in loco. Acho que essa seria a melhor forma de definir se os cursos são bons ou ruins, enquanto o Enade só mostra cursos melhores ou piores”.
Os cursos avaliados na última edição foram: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.
Fonte: Agência Brasil
sábado, 2 de junho de 2007
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