sábado, 1 de setembro de 2007

Sebrae participa de Congresso Internacional de Educação a Distância

Coordenadora dos cursos de EAD do Sebrae falará sobre a importância deste trabalho na divulgação do empreendedorismo

Brasília - 'Em busca de novos domínios e novos públicos em EAD'. Com esse tema, o 13º Congresso Internacional de Educação a Distância discutirá novas ferramentas e soluções inovadoras para a área. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), acontecerá em Curitiba (PR) do próximo domingo (2) a quarta-feira (5) e contará com a participação do Sebrae, que oferece cinco cursos a distância para empreendedores, dos quais já participaram cerca de 600 mil alunos.

Em mensagem sobre o Congresso Internacional de Educação a Distância, no site da Abed, o presidente das Associação cita que no Brasil há cerca de três milhões de pessoas estudando pela internet. Apesar disso, ressalta que em um País com população em torno de 200 milhões de habitantes o número de alunos de EAD precisa crescer muito mais.

'Iniciando um Pequeno Grande Negócio', 'Aprender a Empreender', 'Como Vender Mais e Melhor', 'Análise e Planejamento Financeiro' e 'D'Olho na Qualidade'. Com esses cursos gratuitos, oferecidos pela internet, o Sebrae leva conhecimentos para o cotidiano do empreendedor e do empresário, com a possibilidade de estudo na hora e no local de maior conveniência.

Um pouco deste trabalho será compartilhado no Congresso no domingo. Márcia Matos, coordenadora nacional de EAD do Sebrae, e Maria Ângela Soares Lopes, consultora da Instituição, irão ministrar o minicurso 'Planejamento de Plano de Tutoria', com duração de seis horas.

As professoras farão um relato da experiência e irão promover a simulação de uma oficina pela internet. "O Congresso é uma oportunidade para o Sebrae mostrar a importância e a qualidade das soluções de educação a distância que vem desenvolvendo", diz Márcia Matos.

"O curso que vamos ministrar mostra como foi feita a preparação dos tutores (profissionais que acompanham os estudantes de EAD) para adequar o atendimento aos diferentes perfis de alunos". Junto com o perfil do sexo, idade e escolaridade, o Sebrae avalia o perfil do momento empresarial que diz, por exemplo, se o cliente é um candidato a empresário ou se é um empresário que mantém um negócio há mais ou menos de dois anos.

Na segunda-feira (3), Clarice Veras, coordenadora nacional da Estratégia Sebrae pelo Rádio, falará sobre o tema 'Aprendizagem por meio do rádio – uma experiência de sucesso'. A coordenadora mostrará como a série 'A Gente Sabe A Gente Faz' leva conceitos básicos de empreendedorismo a ouvintes do Brasil inteiro.

Na terça, Márcia Matos e Marta Ubeda, do Sebrae no Paraná, irão expor sobre 'EAD – visão ampliada das possibilidades e resultados'. "Neste dia trataremos do momento em que o uso do conteúdo dos cursos pela internet extrapola o ambiente virtual e dos usuários e atinge um público originalmente não previsto. Isso acontece, por exemplo, se um tutor utiliza seus conhecimentos na empresa onde trabalha ou em sua comunidade", explica Márcia.

Além dos palestrantes, outros colaboradores do Sebrae Nacional e do Sebrae nos estados participarão do evento como público. Em todos os dias do Congresso, o Sebrae também terá um estande institucional sobre seus produtos e atendimento ao cliente, com enfoque especial nas estratégias voltadas para educação a distância do Sistema Sebrae.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (0xx61) 3348- 7494 e 2107-9359/9362
13º Congresso Internacional de Educação a Distância: www.abed.org/congresso2007

Fonte: Agência Sebrae

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