quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aracaju ganha espaço dedicado à ciência e tecnologia

Viajar pelo universo, sentir a ausência da gravidade, compreender, na prática, como se aplica o teorema de Pitágoras ou os princípios de mecânica, óptica, estática e eletrônica, que são considerados um emaranhado de fórmulas e cálculos por vezes incompreensíveis na sala de aula. Tudo isso será possível na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), que pretende promover o desenvolvimento, a democratização e a difusão da ciência e tecnologia.

A CCTECA focará, no primeiro momento, o trabalho com estudantes, diz a professora Zélia Macedo, do Departamento de Física da UFS, que prestou assessoria científica à entidade. Posteriormente pretende-se propor projetos que englobem alunos de licenciatura em Física para que eles tenham a vivência com os experimentos antes de partirem para sala de aula. Assim, já estarão mais preparados para o mercado de trabalho, completa.

O complexo divide-se em três espaços, além do planetário, que abriga mais de 80 experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. A experiência mais esperada, sem dúvida, é a visita ao planetário. O local tem capacidade para 31 pessoas e projetará, na cúpula, imagens de astros e planetas proporcionando aos espectadores uma verdadeira viagem espacial.

Podemos montar vários trajetos: desde uma viagem dentro do nosso sistema solar, conhecendo planetas e seus satélites, até uma visita a outras galáxias, partindo da nossa, avisa Augusto Cesar Almeida, diretor da CCTECA e presidente da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease).

Ano da Astronomia

Por 2009 ser considerado o Ano Internacional da Astronomia, a casa foi inserida no calendário de comemorações do 400º aniversário das descobertas e observações de Galileu Galilei. O espaço abriga também uma exposição permanente sobre a ciência.

Existe um ciclo vicioso que envolve o MEC [Ministério da Educação], as escolas, as universidades e o vestibular, onde o aluno é treinado apenas para os processos seletivos e não para a vida. É necessário entender como todos os princípios funcionam e saber como eles se aplicam à realidade, diz Augusto Cesar.

Ainda segundo o diretor, o trabalho da CCTECA será propagado também através de palestras e de projetos de extensão. Na medida do possível, com o tempo, a nossa intenção é instalar mais equipamentos e ampliar o espaço.

Inaugurado no último dia 22 e aberto ao público desde segunda, 30, o espaço, localizado no Parque da Sementeira, Zona Sul de Aracaju, é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, e a Fundação Phoenix.

Agência UFS de Divulgação Científica

Nenhum comentário: