quarta-feira, 18 de abril de 2007

Escolas de ensino médio da Áustria retomam ensino de latim


Algumas escolas de ensino médio de Viena (Áustria) vão retomar o ensino de latim. A iniciativa inclui a exibição de espetáculos na língua e foi tomada por especialistas em filologia, que querem revitalizar a língua com um método pedagógico menos monótono para as aulas.

A Nox Latina, ou noite da língua latina, como tem sido chamada, acontecerá nesta sexta-feira (20) e prevê vários eventos, como um desfile de moda com vestidos no antigo estilo romano, peças teatrais em latim, jogos romanos e muito vinho.

As crianças também poderão participar vestindo togas e túnicas romanas. No palco serão exibidas peças teatrais e programas de canto como "Ubi Eest Nervus Rerum", "Catamus Latine" e "Mamma Lingua Latina". Uma simulação da erupção do vulcão Vesúvio também está prevista.

Cinco escolas de ensino médio de Viena e o Instituto de Filologia da Universidade de Viena estão envolvidos no programa. Para o final da noite estão previstas algumas visitas a monumentos históricos da descoberta de "Vindobona", a Viena romana.

Fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: