quarta-feira, 18 de abril de 2007

Estudantes paulistas discutem prevenção à Aids


Desde segunda-feira (16), cerca de 65 mil alunos de 235 escolas de ensino médio e fundamental de São Paulo começam a discutir a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e à Aids. A iniciativa do Ministério da Saúde e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo vai possibilitar uma análise detalhada sobre a vulnerabilidade dos jovens em relação às DSTs.

Atualmente, 15% dos casos notificados de Aids ocorrem em jovens até 24 anos, sendo que 64% da transmissão do vírus HIV na faixa de 13 a 24 anos é por via sexual. Entre 1980 e 2006, mais de 33% dos casos notificados no Brasil estão na faixa até 29 anos. Como a média de incubação do vírus é de oito a dez anos, a infecção ocorre justamente na faixa dos adolescentes.

Segundo o diretor do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Francisco Potiguara, o projeto pretende promover reflexão entre estudantes sobre a vulnerabilidade de cada um. “As discussões vão induzir os jovens para que eles avaliem se são ou não vulneráveis ao contágio com DSTs”, disse.

O trabalho será feito com um kit educativo por meio de atividades lúdicas, vídeos e temas de discussão sobre DSTs e Aids. São Paulo será o primeiro estado a implantar a mobilização, realizada em caráter experimental nos estados de Pernambuco, Ceará e Pará. Participaram do projeto-piloto, 1.637 alunos de escolas públicas. Destes, 28% haviam tido relações sexuais sem preservativos e 40% não haviam tido relações sexuais. E 21% declararam que fariam o teste por preocupação após relações sexuais desprotegidas.

Mobilização — A mobilização é uma integração com o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, parceria dos ministérios da Saúde e Educação, com governos estaduais e municipais e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Pesquisa divulgada em fevereiro sobre o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas revelou que 65,4% dos estudantes, 51,9% dos pais e 48,4% dos professores já participaram de palestras sobre o tema, uma das atividades que fazem parte do trabalho de prevenção desenvolvido nas escolas.

Fonte: MEC

Nenhum comentário: