quinta-feira, 5 de abril de 2007

APROVADA ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA DOS CONSELHOS SUPERIORES



A UFS (Universidade Federal de Sergipe) aprovou mudanças na estrutura que compõe os Conselhos Superiores, formados pelo Conselho Universitário (Consu) e Conselho do Ensino e da Pesquisa (Conep). Agora, a representatividade das categorias nos conselhos será significativamente alterada.
“Trata-se de um verdadeiro marco histórico na universidade”, diz o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, acrescentanto que a “alteração dos conselhos constitui uma demanda antiga e que chega para contemplar, inclusive, uma maior democratização da participação da comunidade universitária nas decisões da instituição”.
Técnicos-administrativos
A partir de agora, a representação dos técnicos no Consu passa de uma para três vagas e no Conep, que nunca existiu, passa a ser duas vagas.
Os técnicos Joseilton Nery Rocha, presidente do Sindicato dos Servidores Técnicos da UFS (Sintufs), e Gerri Sherlock, da Coordenação de Programa, Projetos e Convênios (Copec), concordam que a mudança retrata uma conquista importante, tendo em vista que a luta para a inclusão de mais representantes no Consu, bem como a inserção de técnicos no Conep, já é requerida há muitos anos.
Estudantes
A representação no Consu passou de duas para cinco vagas e no Conep de quatro para sete assentos, sendo dois deles para alunos da pós-graduação. Ficou assegurado que todos os Centros teriam seus representantes, o que permite a participação dos acadêmicos dos campi de Itabaiana e Laranjeiras.
Docentes
Com relação aos professores, também ficou garantida a participação de docentes dos campi de Itabaiana e Laranjeiras. Além disso, houve a extinção da representatividade por classes de professor (titular, adjunto, assistente e auxiliar), passando as vagas a serem destinadas aos ocupantes do magistério superior, indistintamente.
Estas modificações satisfazem o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) quanto à composição dos Conselhos Superiores nas universidades, segundo a qual 70% das cadeiras devem ser ocupadas por docentes.
Ficaram, ainda, contemplados, tanto no Consu como no Conep, os diretores do Colégio de Aplicação (Codap) e do Centro de Ensino a Distância (Cesad), bem como foi destinada uma vaga de docente para o Codap. Ainda no Consu, foi destinada uma vaga para servidor aposentado da UFS.
Sobre os Conselhos
Os Consehos Superiores da UFS são órgãos normativos, deliberativos e consultivos encarregados de aprovar resoluções e normas de ensino, pesquisa e extensão e definir a política universitária, entre outras atribuições.
O Conselho Universitário (Consu) é o órgão máximo da universidade em matéria administrativa e de política universitária. Já o Conselho do Ensino e da Pesquisa (Conep) constitui-se no órgão superior da instituição de ensino responsável por questões de ensino, pesquisa e extensão.
Os dois conselhos respondem, por exemplo, pela modificação de estatutos e do regimento da UFS, criação de cursos de graduação e pós-graduação, análise de recursos de docentes, técnicos e estudantes, criação de campus, além de integrarem o colégio eleitoral que organiza a eleição de reitor e vice-reitor.



Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco