terça-feira, 3 de abril de 2007

Nova Obra do Caminho Niemeyer

Inauguração será nesta quinta-feira, com a presença do arquiteto e dos ministros da Cultura, do Turismo e de Relações Institucionais

A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, ostentará mais um 'cartão postal', o Teatro Popular. Projetado por Oscar Niemeyer, personalidade influente na Arquitetura Moderna do país, o novo espaço cultural será entregue à população nesta quinta-feira (05).

A cerimônia de inauguração, que terá início às 17h, contará com a participação, além do consagrado arquiteto, dos ministros Gilberto Gil (Cultura), Marta Suplicy (Turismo) e Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais). Na ocasião, dois grupos culturais apresentarão aos convidados algumas ações socioculturais.

As crianças do Cateretê nas Artes - projeto social com mais de 500 estudantes da rede pública municipal de ensino – exibirão dança, teatro e música. E o grupo Aprendiz - programa de iniciação musical que atende cerca de 2,5 mil jovens carentes de Niterói – mostrarão músicas clássica e popular brasileira.

Novo Espaço Cultural

O Teatro Popular conta com uma área coberta de 1.000 m², foyer superior de 500 m², palco reversível, auditório com capacidade para 350 espectadores sentados e uma praça de 17 mil m². Com traçado constituído por inúmeros detalhes comuns ao estilo de Niemeyer, apresenta estruturas de concreto armado, curvas e sinuosidades que se destacam junto a dois painéis cerâmicos gigantes, mostrando as marcas do autor.

A obra faz parte do conjunto de edifícios projetados pelo arquiteto modernista na orla da Baía de Guanabara, no qual se inclui o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Conhecido por Caminho Niemeyer, vai do centro da cidade à praia de Boa Viagem e terá, ainda, outras construções e modificações na paisagem.

As intervenções vão propiciar uma importante revitalização física e cultural, além de um novo roteiro turístico na ex-capital fluminense, como parte de um grandioso projeto arquitetônico e urbanístico. Essa e outras iniciativas se inserem nas celebrações do Centenário de Nascimento de Oscar Niemeyer, que têm o apoio do Ministério da Cultura.


Leia mais: Niterói inaugura no dia 5 Teatro projetado por Niemeyer (notícia divulgada no site http://www.niteroi.rj.gov.br).

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário: