sexta-feira, 6 de abril de 2007

"Coquetel nas Escolas" transforma educação de 4 milhões de crianças


Lançado em 2001, com o apoio do MEC, o programa contabiliza a participação de 18 mil escolas públicas e particulares.

A Ediouro, através das Revistas Coquetel, vem contribuindo para a tranformar a educação de alunos através da doação de revistas de Palavras Cruzadas, Crosswords (cruzadas em inglês) e Sudoku, dentro do Programa "Coquetel nas Escolas". Lançado em 2001, na Bienal do Livro, com apoio do MEC, o programa já chegou a mais de dezoito mil escolas públicas e particulares. Cerca de quatro milhões de crianças da 1ª a 8ª séries foram beneficiadas até hoje, muitas no interior do país, onde é mais difícil o acesso à Informação.

Muitos educadores já se conscientizaram da necessidade de incluir o lúdico e a criatividade no currículo escolar das crianças e jovens,como forma de estimular o aprendizado e contribuir na melhoria da formação acadêmica. Tornando as aulas mais leves e descontraídas, os passatempos são uma das maneiras mais fáceis de distrair os alunos, ao mesmo tempo em que educam em diversas áreas: aumentando o vocabulário, através de novas palavras e expressões; desenvolvendo o raciocínio e a memória; e transmitindo cultura, pela descoberta de fatos e pessoas que entraram para a história do Brasil e do Mundo.

"Foi magnífico o resultado do projeto desenvolvido em parceria com a Coquetel com duas classes de 1ª série, com alunos mais produtivos e interessados pelo hábito de ler e escrever corretamente. Certamente, neste ano, estenderemos o projeto para todas as séries, da 1ª até a 4ª", conta a professora Rosana Vedor Gonçalves, da EMEF Bernardo José Maria de Lorena, de Cubatão (SP).

Um dos membros da equipe brasileira do Campeonato Mundial de Passatempos (patrocinado pela Ediouro) realizado na Bulgária no ano passado, o paranaense Guilherme Marques dos Santos, leva o Sudoku para os alunos preencherem. Ele acredita que o jogo melhora a capacidade de argumentação."Para colocar um número, o aluno precisa justificar seu palpite. Se chutar, eles logo percebem que mais pra frente não vão conseguir achar a solução", afirma.

E até mesmo os passatempos Coquetel baseados em temas da Bíblia são utilizados pelos educadores: "Nas aulas de Ensino Religioso, alunos da 8ª série já foram desafiados a resolver os passatempos. A experiência está sendo ótima. As atividades da revista Coquetel Bíblico despertam a curiosidade, estimulam a leitura e trazem informações. Nós, do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul (SC), estamos felizes com a parceria", relata a professora Andrea Roussenq.

"Queremos contribuir com a formação de nossos jovens, oferecendo passatempos que, comprovadamente, trazem inúmeros benefícios, estimulando o raciocínio lógico e levando cultura em diversas áreas, através das Palavras Cruzadas. É um prazer verificar os resultados positivos desse programa, relatados por professores e diretores de escola ao longo destes seis anos. Esperamos atingir mais e mais alunos por esse Brasil afora", conclui Hegel Braga, diretor de operações das Revistas Coquetel/Ediouro.

Nenhum comentário: