sexta-feira, 6 de abril de 2007

A Educação na era da Interação e da Comunicação


* Alessandra Alves

Nunca, como hoje, foi possível aprender com uma variedade tão alargada dos meios, nos quais se encontram as informações. As escolas têm usado os multimeios como ferramenta educacional e nesse contexto estão inseridas milhares de conhecimentos e informações que se encaixam no nosso dia a dia na forma conteúdos. Nesse novo perfil a escola não deve esquecer o componente pedagógico associado aos novos meios de informação, a internet: que se faz presente hoje na vida de todos os jovens inseridos dentro da sociedade, sendo ela uma fonte de grande risco na formação desses usuários. As novas tecnologias ajudam a lembrar e a pôr em prática os princípios fundadores da escola democrática: a igualdade de oportunidades, a formação crítica dos futuros cidadãos, a adaptação das crianças à sociedade e não apenas como fonte de entretenimento,mais como uma ferramenta pedagógica inserida no ambiente escolar. A questão mais importante é rever os conceitos já existentes dentro da educação, que sofre transformações perigosas que podem vir a ser reflexo do nosso futuro. A evolução tecnológica requer cuidados especiais dos pais e educadores para que os nossos jovens não sejam agredidos intelectualmente pelo conglomerado de informações trocadas e inexistentes na rede virtual. A internet é uma ferramenta rica em informações e seus conteúdos são diversificados, a educação pode muito bem usufruir dos seus conteúdos, mas os usuários devem saber direcionar e selecionar seus sites de pesquisa para não serem contaminados pela grande quantidade de lixo eletrônico que está disponível na net e pelas personalidades fictícias incorporada por alguns usuários. Nesse mundo virtual a linguagem se transforma em sinais e a escrita perde sua originalidade, dessa forma nós educadores e pais temos que reavaliar e não deixar que a comunicação e a interação que é oferecida em grande velocidade, possa ser tratada como ferramenta de risco para a formação do caráter dos jovens. Nesse momento a escola e a sociedade da era da informação devem colaborar para redirecionar os conceitos e os princípios da educação básica, utilizando a ferramenta do momento que são os sites, os softwares e principalmente a internet como instrumento complementar das atividades educacionais. Isso chamaríamos de reeducação virtual e globalização.


* Pedagoga- Especialista em Tecnologias Educacionais e Metodologia do Ensino Superior

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