sábado, 7 de abril de 2007

Programa implantará 430 bibliotecas rurais em abril


O estímulo a leitura é uma das prioridades do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que promete entregar este mês 430 bibliotecas rurais. Cerca de 42 mil famílias devem ser beneficiadas. Elas terão acesso a livros de literatura infantil, de jovens e adultos, além de publicações sobre meio ambiente, agricultura e didáticas.
De acordo com a assessoria do ministério, as bibliotecas serão instaladas em Projetos de Assentamento, comunidades quilombolas, de agricultores familiares e do crédito fundiário. Até o final do ano, devem ser entregues 2 mil novas arcas em todo País. A coordenação do programa calcula que de 2003 até março deste ano foram entregues de 3.009 bibliotecas rurais e distribuídos 670 mil livros em 821 municípios, atendendo mais de 300 mil famílias.

O Programa Arca das Letras foi criado para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros.

As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores a serem capacitados como agentes de leitura pelo MDA. Os livros são adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e também por meio de doações.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), em parceria com as Delegacias Federais do MDA nos estados e os Ministérios da Educação (MEC), da Justiça (MJ), de Minas e Energia (MME), por meio do programa Luz para Todos, e da Cultura (Minc). Há participação também do Banco do Brasil por meio do Projeto BB Fome Zero.

Agência Brasil

Nenhum comentário: