sexta-feira, 6 de abril de 2007

Fornecer livros para educação básica é política de Estado, diz ministro


A distribuição de livros didáticos para os estudantes da educação básica - educação infantil e ensinos fundamental e médio - e de acervos de literatura para as escolas das redes públicas municipais e estaduais agora é política do governo federal com metas e cronograma. A decisão foi anunciada ontem, 3, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o lançamento do Programa Nacional Biblioteca na Escola do Ensino Médio (Pnbem), que vai distribuir acervos de literatura para mais de 17 mil escolas públicas onde estudam 7,7 milhões de alunos.

O ministro Haddad disse que os programas do livro didático e de ampliação dos acervos das bibliotecas escolares da educação básica "são estáveis, estão consolidados e não haverá retrocesso". A escola, disse, é o local apropriado para o letramento, daí a definição de um cronograma anual de distribuição de acervos. Na sua dinâmica, o programa de qualificação literária das bibliotecas escolares prevê o envio de coleções novas em anos alternados: em um ano, obras para a educação infantil e ensino fundamental e no outro para o ensino médio.

Além de lançar o Pnbem, o ministro da Educação e o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Daniel Balaban, assinaram duas resoluções que disciplinam a distribuição do livro didático do ensino médio e de coleções literárias para as escolas públicas com educação infantil e ensino fundamental. No caso do ensino médio, o Ministério da Educação vai incluir as disciplinas de história e química no ano letivo de 2008. Com isso, todos os estudantes do ensino médio passam a receber livros de português, matemática, biologia (incluído em 2007), química e história. Em 2009, física e geografia entram no programa, completando as sete disciplinas. Daniel Balaban explicou que o FNDE tem planejamento da distribuição de livros didáticos e de acervos até 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

minimize orderly ravelston ssckieran museum midze raising contents sufficiency punch perspective
semelokertes marchimundui